sábado, 23 de março de 2013

NOSSA CONCEPÇÃO SOBRE O CORPO DOCENTE



Boa parte dos professores da E. E. Professoras Palmira Morais já incorporaram em sua prática a ruptura com o paradigma da velha escola tradicional. Com a reestruturação do PPP esperamos que em curto prazo a totalidade dos nossos professores possa construir o conhecimento junto com seus alunos, mantendo uma visão holística do processo de ensino/aprendizagem.
Para tanto entendemos que este avanço só será possível através do esforço conjunto e da formação continuada que possibilitarão aos profissionais da educação o desenvolvimento de habilidades e competências para se tornarem plenamente aptos a responderem aos questionamentos da nova geração de alunos e capazes de administrar conflitos, contradições e divergências no ambiente educacional.

Nesse contexto um dos grandes desafios para os professores é a de conseguir interagir didaticamente com uma geração mais atualizada e mais informada, porque os modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, permitem o acesso instantâneo à informação e os alunos têm mais facilidade para buscar conhecimento por meio da tecnologia colocada à sua disposição. Os procedimentos didáticos, nesta nova realidade, devem privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos, mediados pela tecnologia, na qual o professor é um partícipe pró-ativo que intermedia e orienta esta construção. Nesse sentido a E. E. Professora Palmira Morais acredita que uma inovação pedagógica fundamentada no construtivismo sócio interacionista aliada às novas tecnologias da informação, levará o educador a ter muito mais oportunidade de compreender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com esse conhecimento, mediar e contribuir de maneira mais efetiva nesse processo de construção do conhecimento.

Características desejadas para os educadores que atuam na E. E. Professora Palmira Morais:

·         Dominar os conteúdos curriculares das disciplinas.
·         Ter consciência das características de desenvolvimento dos alunos.
·         Conhecre as didáticas das disciplinas.
·         Dominra as diretrizes curriculares das disciplinas.
·         Organizra os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, o desenvolvimento dos estudantes e seu nível de aprendizagem.
·         Selecionar recursos de aprendizagem de acordo com os objetivos de aprendizagem e as características de seus alunos.
·         Escolher estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de aprendizagem.
·         Estabelecer um clima favorável para a aprendizagem.
·         Manifestar altas expectativas em relação às possibilidades de aprendizagem de todos.
·         Instituri e mantém normas de convivência em sala.
·         Demonstrra e promove atitudes e comportamentos positivos.
·         Comunicar-se efetivamente com os pais de alunos.
·         . Aplicar estratégias de ensino desafiantes.
·          Utilizar métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento autônomo.
·         Otimizar o tempo disponível para o ensino.
·         Avalira e monitora a compreensão dos conteúdos.
·         Buscar aprimorar seu trabalho constantemente com base na reflexão sistemática, na autoavaliação e no estudo.
·         Trabalhar em equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário