Boa
parte dos professores da E. E. Professoras Palmira Morais já incorporaram em
sua prática a ruptura com o paradigma da velha escola tradicional. Com a
reestruturação do PPP esperamos que em curto prazo a totalidade dos nossos
professores possa construir o conhecimento junto com seus alunos, mantendo uma
visão holística do processo de ensino/aprendizagem.
Para
tanto entendemos que este avanço só será possível através do esforço conjunto e
da formação continuada que possibilitarão aos profissionais da educação o
desenvolvimento de habilidades e competências para se tornarem plenamente aptos
a responderem aos questionamentos da nova geração de alunos e capazes de administrar
conflitos, contradições e divergências no ambiente educacional.
Nesse
contexto um dos grandes desafios para os professores é a de conseguir interagir
didaticamente com uma geração mais atualizada e mais informada, porque os
modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, permitem o acesso
instantâneo à informação e os alunos têm mais facilidade para buscar
conhecimento por meio da tecnologia colocada à sua disposição. Os procedimentos
didáticos, nesta nova realidade, devem privilegiar a construção coletiva dos
conhecimentos, mediados pela tecnologia, na qual o professor é um partícipe
pró-ativo que intermedia e orienta esta construção. Nesse sentido a E. E.
Professora Palmira Morais acredita que uma inovação pedagógica fundamentada no
construtivismo sócio interacionista aliada às novas tecnologias da informação,
levará o educador a ter muito mais oportunidade de compreender os processos
mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com esse
conhecimento, mediar e contribuir de maneira mais efetiva nesse processo de
construção do conhecimento.
Características
desejadas para os educadores que atuam na E. E. Professora Palmira Morais:
·
Dominar os conteúdos curriculares das
disciplinas.
·
Ter consciência das características de desenvolvimento
dos alunos.
·
Conhecre as didáticas das disciplinas.
·
Dominra as diretrizes curriculares das
disciplinas.
·
Organizra os objetivos e conteúdos de maneira
coerente com o currículo, o desenvolvimento dos estudantes e seu nível de
aprendizagem.
·
Selecionar recursos de aprendizagem de acordo
com os objetivos de aprendizagem e as características de seus alunos.
·
Escolher estratégias de avaliação coerentes
com os objetivos de aprendizagem.
·
Estabelecer um clima favorável para a
aprendizagem.
·
Manifestar altas expectativas em relação às
possibilidades de aprendizagem de todos.
·
Instituri e mantém normas de convivência em
sala.
·
Demonstrra e promove atitudes e comportamentos
positivos.
·
Comunicar-se efetivamente com os pais de
alunos.
·
. Aplicar estratégias de ensino desafiantes.
·
Utilizar
métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento autônomo.
·
Otimizar o tempo disponível para o ensino.
·
Avalira e monitora a compreensão dos
conteúdos.
·
Buscar aprimorar seu trabalho constantemente
com base na reflexão sistemática, na autoavaliação e no estudo.
·
Trabalhar em equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário