sábado, 23 de março de 2013

PALMIRA VIROU NOTÍCIA NO SITE DA SEE


No município de Itabira (111 km de BH), a Escola Estadual Professora Palmira Morais, se apropria da própria realidade para promover a cultura da paz no ambiente de ensino. Com o projeto ‘Lendo e escrevendo a paz na escola’, professores dos anos iniciais do ensino fundamental, aproveitam os trabalhos do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para disseminar ações que promovam a paz entre os mais de 200 estudantes desse nível de escolaridade. A temática é trabalhada a partir de textos, apresentações teatrais e dança. Experiências como essa serão apresentadas durante a capacitação promovida pela Superintendência Regional de Ensino de Nova Era, nesta quarta-feira (29/08), na Escola Novaerense, em Nova Era (130 km de BH).
“Ao mesmo tempo em que esses alunos participam do processo de alfabetização e oralidade, os valores humanos e o estímulo da não violência são trabalhados com nossos estudantes mais novos”, explica o diretor da escola, Marcelo Pinto Coelho Moura.
Capacitação promovida pela regional de Nova Era envolve cerca de 240 participantes. Foto: Divulgação SRE Nova Era
Capacitação promovida pela regional de Nova Era envolve cerca de 240 participantes. Foto: Divulgação SRE Nova Era

Ainda de acordo com o diretor, o tema é trabalhado a partir da realidade de vida dos alunos. Durante as aulas, os professores procuram discutir a importância da cultura de paz nas escolas, a partir de experiências do cotidiano da comunidade local. A escola atende alunos que quatro bairros carentes da região. “A experiência foi muito positiva. Agora nós vamos expandir essa ação para os outros anos de ensino. Queremos fazer desse projeto uma ação que faça parte da rotina da escola”, ressalta o diretor.
A capacitação organizada pela SRE de Nova Era conta com um público aproximado de 240 pessoas entre educadores da rede estadual de ensino e secretários de educação dos 15 municípios que integram a jurisdição da regional. Além das experiências sucedidas na área da promoção da cultura da paz nas escolas, a capacitação ainda contará com um debate sobre a ‘Educação – A Defesa dos Direitos’ e a ‘Conspiração Mineira pela Educação – Desafios e Realizações’, que vai contar com a presença do presidente da Conspiração Mineira pela Educação, Evandro Neiva.
“Será um momento em que vamos mobilizar para transformar o trabalho nas 69 escolas estaduais de nossa jurisdição, além de multiplicar esse trabalho nas 15 redes municipais de ensino, por isso, contamos também com a participação dos secretários municipais de educação”, explica a diretora educacional da SRE de Nova Era, Mariza Sena Murta de Ávila.
https://www.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/3448-superintendencia-de-nova-era-capacita-sobre-e-promocao-da-cultura-da-paz-nas-escolas-e-avaliacoes-educacionaiss

Um comentário:

  1. Matéria digna de aplausos. Conheci o Prof. Marcelo Moura, enquanto professor de História, quando estava pedagoga numa Escola de nossa cidade. Seu comportamento dinâmico e comprometimento com as causas sociais sempre me chamaram atenção... Hoje, diretor, realizando sugestões apresentadas àquela época. É isso aí Marcelo: a Educação precisa de profissionais que buscam a promoção do aluno, com projetos claros, dinâmicos, que envolvem toda comunidade. Lercy

    ResponderExcluir